Sobre o Blog

Olá. este blog é um trabalho de cunho avaliativo solicitado pelo professor Felix, que é professor de fisica dos alunos do 3° ano, do ano letivo de 2010 do C.I.E.A.C.(Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand). O blog é desenvolvido pelos alunos: Luziáurea Carneiro Santos, Marlon Carlos Silva dos Santos, Matheus Eduardo dos Santos, Matheus Romualdo de Jesus e Tamile Lopes Machado, do 3º série do ensino médio, turma 05, do turno vespertino. O tema abordado no blog será Fontes de Energias, esperamos que a linguagem utilizada seja fácil o suficiente para que cada leitor reforce o seu aprendizado sobre os tipos de energia, esperamos tirar suas duvidas, e caso ainda restar alguma delas, estamos abertos a perguntas. Sejam Bem Vindos! 3° 05 - C.I.E.A.C

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Energia Térmica

Oque é?
Central Termoeléctrica ou Usina Termoelétrica ou Usina Termelétrica  é uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica/eletricidade a partir da energia liberada em forma de calor, normalmente por meio da combustão de algum tipo de combustível renovável ou não renovável. Outras formas de geração de eletricidade são energia solar, energia eólica ou hidreletrica

Como é produzida
O vapor movimenta as pás de uma turbina e cada turbina é conectada a um gerador de eletricidade. O vapor é resfriado em um condensador, a partir de um circuito de água de refrigeração, e não entra em contato direto com o vapor que será convertido outra vez em água, que volta aos tubos da caldeira, dando início a um novo ciclo.

Quais paises que mais produzem
Muitos paises utilizam desta fonte por ser barata, porém ela é muito poluente.


Custo
A energia termica é uma fonte barata , porém requer bastante capital para que a termoeletrica poder ser mantida.


Prós e Contras
Queima de Lenha: É barato, porém Acaba com as florestas, polui o ar com fuligem preta e CO2.
Resistência Elétrica e Bobinas de Indução:  Não polui o meio ambiente.
Aquecimento Solar (serpentinas): Não polui o meio ambiente, porém custa Caro, rendimento baixo e só funciona de dia e sem nuvens.
Constrói-se em pouco tempo.

Sua produção no Brasil
O governo prevê que, daqui até o fim do ano, não seja mais necessária a geração de energia complementar a partir de usinas termelétricas, como os reservatórios das hidrelétricas do país, sobretudo na Região Sudeste, estão apresentando o melhor nível dos últimos 10 anos, o ONS poderá determinar que a maior parte da energia consumida no país seja gerada pelas hidrelétricas, com um custo bem inferior ao da energia gerada pelas térmicas. De acordo com dados do ONS, os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste estão operando com 74,12% da capacidade de armazenamento; os da Região Sul, a 85,81%; os do Nordeste, a 80,82%; e os da região Norte, a 75,39% da capacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário