Sobre o Blog

Olá. este blog é um trabalho de cunho avaliativo solicitado pelo professor Felix, que é professor de fisica dos alunos do 3° ano, do ano letivo de 2010 do C.I.E.A.C.(Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand). O blog é desenvolvido pelos alunos: Luziáurea Carneiro Santos, Marlon Carlos Silva dos Santos, Matheus Eduardo dos Santos, Matheus Romualdo de Jesus e Tamile Lopes Machado, do 3º série do ensino médio, turma 05, do turno vespertino. O tema abordado no blog será Fontes de Energias, esperamos que a linguagem utilizada seja fácil o suficiente para que cada leitor reforce o seu aprendizado sobre os tipos de energia, esperamos tirar suas duvidas, e caso ainda restar alguma delas, estamos abertos a perguntas. Sejam Bem Vindos! 3° 05 - C.I.E.A.C

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Energia Eólica

O que é?
Energia eólica é a energia produzida pelo vento. ela é que faz por exemplo, girar moinhos e aciona barcos a vela.

Como é produzida
A energia dos ventos é uma abundante fonte de energias renováveis, limpas e disponíveis em todos os lugares. A utilização desta fonte energética para a geração de eletricidade, em escala comercial, teve início há pouco mais de 30 anos e através de conhecimentos da indústria aeronáutica os equipamentos para geração eólica evoluíram rapidamente em termos de idéias e conceitos preliminares para produtos de alta tecnologia. No início da década de 70, com a crise mundial do petróleo, houve um grande interesse de países europeus e dos Estados Unidos em desenvolver equipamentos para produção de eletricidade que ajudassem a diminuir a dependência do petróleo e carvão. Mais de 50.000 novos empregos foram criados e uma sólida indústria de componentes e equipamento foi desenvolvido. Atualmente, a indústria de turbinas eólicas vem acumulando crescimentos anuais acima de 30% e movimentando cerca de 2 bilhões de dólares em vendas por ano (1999).
   
Quais os países que mais produzem 
Os EUA lideram o ranking dos países que mais produzem energia através de fonte eólica. O total instalada nesse país ultrapassa os 35 GW. Atrás deles vem a Alemanha, com cerca de 26 GW instaladas, e a China, com 25 GW

Custos
Os custos de produção e de instalação vem baixando significativamente nos últimos tempos, viabilizando cada vez mais a utilização dessa fonte de energia. admite-se que o preço do quilowatt-hora de energia eletrica de origem eólica possa baixar ao nível de 8 centavos de dólar, um valor extremamente competitivo, comparando com outras fontes energéticas.

Prós e Contras
Sua produção no Brasil
No Brasil, embora o aproveitamento dos recursos eólicos tenha sido feito tradicionalmente com a utilização de cata-ventos multipás para bombeamento d'água, algumas medidas precisas de vento, realizadas recentemente em diversos pontos do território nacional, indicam a existência de um imenso potencial eólico ainda não explorado.

Um comentário:

  1. Bom pessoal.

    Só penso que vcs deveriam ter dado um tom menos direto, do tipo isto é isto, nas definições.

    ResponderExcluir