Sobre o Blog

Olá. este blog é um trabalho de cunho avaliativo solicitado pelo professor Felix, que é professor de fisica dos alunos do 3° ano, do ano letivo de 2010 do C.I.E.A.C.(Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand). O blog é desenvolvido pelos alunos: Luziáurea Carneiro Santos, Marlon Carlos Silva dos Santos, Matheus Eduardo dos Santos, Matheus Romualdo de Jesus e Tamile Lopes Machado, do 3º série do ensino médio, turma 05, do turno vespertino. O tema abordado no blog será Fontes de Energias, esperamos que a linguagem utilizada seja fácil o suficiente para que cada leitor reforce o seu aprendizado sobre os tipos de energia, esperamos tirar suas duvidas, e caso ainda restar alguma delas, estamos abertos a perguntas. Sejam Bem Vindos! 3° 05 - C.I.E.A.C

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Energia das marés

O que é?
A energia das marés é a energia cinética (movimento) da água do mar, provocada pela subida e descida das marés. Existem por dia duas marés-altas e duas marés-baixas .
Estas marés são o resultado do movimento da Lua em torno da Terra e sofrem também a influencia do movimento da Terra em torno do Sol.
Este tipo de energia é aproveitado há já muito tempo, um exemplo deste aproveitamento são os famosos moinhos de maré do concelho de Almada que aproveitando este "vaivém" diário da água do Estuário do Rio Tejo moíam cereais.

Como é produzida
Esta energia é obtida através de barragens construídas em áreas costeiras "afectadas" por marés.
As barragens bloqueiam e controlam o movimento das marés, que vão accionar turbinas especiais, que retêm a água que entra na maré-alta, libertando-a mais tarde, na maré baixa.

Quais os países que mais produzem
Em Portugal existe aproveitamento de energia a partir da energia das marés. Moinhos de maré foram sendo construídos em Portugal a partir do século XIII, estando situados por quase todo o país, do Minho ao Algarve, na desembocadura dos rios, estuários e em rios.

Custo
A energia gerada, pelo movimento natural das marés poderia ser aproveitada para suprir parte das necessidades energéticas da humanidade. Entre tanto, embora a quantidade total de energia envolvida nesse movimento periódico seja bastante elevada, o custo das instalações para tal aproveitamento ainda é alto, comparado a quantidade de energia a ser produzida. Por essa razão ainda são poucas as iniciativas com esse propósito. 

Prós e contras
As principais vantagens deste tipo de energia é o fato de ser uma energia renovável (não se esgota), não é poluente e causar pouco impacto ambiental.
A desvantagem de utilizar a energia das marés na obtenção de energia é que o fornecimento não é continuo apresentado assim baixo rendimento.

Energia das marés no Brasil
No Brasil, temos grande amplitude das marés em São Luís - Baía de São Marcos, no Maranhão - com 6,8 metros e em Tutóia com 5,6 metros, também nos estuários do Rio Bacanga (São Luís -MA- marés de até 7 metros) e a Ilha de Maracá (AP - marés de até 11 metros). Infelizmente, nessas regiões a topografia do litoral não favorece a construção econômica de reservatórios, o que impede seu aproveitamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário